Mesmo sem nunca ter jogado no Brasil, Lautaro Díaz é um velho conhecido do futebol brasileiro. Em 2022, o atacante argentino, quando defendia o Del Valle, marcou um gol e deu uma assistência na final da Copa Sul-Americana, contra o São Paulo. A equipe equatoriana venceu o duelo por 2 a 0 e conquistou a competição em cima do Tricolor Paulista.
Além disso, Díaz também já balançou as redes contra Corinthians e Palmeiras, em jogos válidos pela fase de grupos da Libertadores de 2023 e 2024, respectivamente. O argentino marcou os dois gols da vitória equatoriana sobre o Timão, por 2 a 1, na Neo Química Arena, e anotou o tento na derrota por 2 a 1 para o Verdão.
O atacante argentino, de 26 anos, também possui passagens por Estudiantes de Buenos Aires, seu clube de formação, e Vila Dálmine – ambos da Argentina. Em 2022, ele se transferiu para o Independiente Del Valle, onde anotou 18 gols e oito assistências em 62 partidas.
Díaz é mais uma contratação da nova gestão do Cruzeiro, presidida por Pedro Martins. Ele se juntou a Cássio, Kaio Jorge e Jonathan Jesus – já anunciados pelo clube mineiro.