Neste 9 de fevereiro, Dia de Santa Apolônia, o Sistema Conselhos de Odontologia presta homenagem a padroeira dos Cirurgiões-Dentistas, principalmente nos últimos dois anos de enfrentamento à Covid-19. Neste período, o atendimento odontológico seguiu todos os cuidados de saúde, em conformidade com as recomendações do Conselho Federal de Odontologia e o Ministério da Saúde e, claro, proteção da padroeira Apolônia.
De acordo com os registros históricos, Apolônia faleceu no ano de 249. Apolônia de Alexandria ou Santa Apolônia, conhecida popularmente na idade média como padroeira dos dentes, ou melhor, contra as dores de dente e dos Cirurgiões-Dentistas, fez parte de um grupo de virgens mártires que padeceram em Alexandria, no Egito. Apesar de todo sofrimento, ainda reunia forças para mostrar a todos sua fé inabalável.
Era o tempo do imperador Felipe, que foi derrotado por Décio. Este se tornou um dos mais cruéis perseguidores dos cristãos. Santa Apolônia era filha de um rico magistrado de Alexandria, cidade importante do Egito, então sob o domínio do império Romano. Apolônia teve sua história contada pelo então Bispo de Alexandria, São Dionísio, em cartas ao Bispo Fabio de Antioquia.
Oração de Santa Apolônia
Oh, bom Deus!
Rogamos que a intercessão da gloriosa e mártir de Alexandria,
Santa Apolônia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca.
Lembrai-vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas.
Afastai, se possível, a amargura das dores de dentes.
Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas,
para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de vós emana
e nos seja dado usufruir de vosso reino…
Santa Apolônia, intercedei por nós.
Amém.
Com informações do portal MonaLis
Fonte: imprensa@cfo.org.br